A tireoide é uma glândula localizada na porção anterior do pescoço e produz hormônios (T3, ou triiodotironina, e T4, ou tiroxina) que têm um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento infantil. As doenças da tireoide podem causar falta (hipotireoidismo) ou excesso (hipertireoidismo) destes hormônios.
Após o nascimento, os níveis normais de tiroxina asseguram o desenvolvimento neurológico adequado do bebê. O hipotireoidismo congênito, que é detectado através do teste do pezinho, pode causar, desde atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, até retardo mental grave irreversível quando diagnosticado tardiamente.
O hipotireoidismo adquirido, tem como principal etiologia a auto-imunidade e geralmente ocorre em crianças mais velhas. Manifesta-se clinicamente como diminuição da velocidade de crescimento, cansaço, sonolência, constipação e interferência no aprendizado.
O hipertireoidismo pode se manifestar com perda de peso, aceleração do crescimento, alterações do ritmo cardíaco, aumento no número de evacuações, ansiedade e inquietação.
Os nódulos de tiroide são menos comuns que nos adultos, mas quando presentes devem sempre ser investigados.